Na última terça-feira (07/04) às 19h, aconteceu em São Paulo, no Espaço Metrópole onde acontece o H4 (Hip-Hop Happy Hour), um encontro entre alguns dos responsáveis por meios de comuncação especializados em Hip-Hop.

Estavam presentes Freitas (Radar Urbano e Gospel Hip-Hop), Alexandre Simões e AD (Mundo da Rua) acompanhados do assessor do rapper Sniper, Daniel Cunha (Perraps) e Marcílio (Programa Freestyle). Por conta de um encontro que eu havia marcado uma hora antes desse, também acabaram participando de parte do encontro Enézimo e DJ Nato PK (Pau-de-dá-em-doido).

A idéia do encontro surgiu após uma mensagem do Freitas, hoje cuidando do conteúdo do Radar Urbano e do Gospel Hip-Hop, mas durante quase 10 anos ele ficou a frente do Real Hip-Hop. Preocupado com os rumos dos veículos de comunicação especializados em Hip-Hop, ele enviou um email para todos nós explicando a sua preocupação e a necessidade de uma troca de idéias.

Realmente não está fácil a situação do Hip-Hop brasileiro, pouca coisa tem acontecido, tanto boas quanto ruins. Se nada acontece, não tem informação, ai muitos sites e blogs precisam ficar colocando apenas informações internacionais. O pouco de informação nacional acaba sendo pouco disseminada, não apenas por culpa dos veículos, mas também pelos artistas que não tem um trabalho de assessoria de imprensa.

Foi discutido também, a ausência dos veículos de comunicação em eventos importantes, mas essa ausência não é porque eles não querem cobrir os eventos e sim porque a organização sequer faz o credenciamento da imprensa especializada. Na maioria das vezes os jornalistas, fotógrafos e repórteres precisam pagar a entrada para poder fazer uma cobertura.

Em todos os pontos abordados, a questão principal e em comum entre todos eles, é a falta de um elo de ligação entre os veículos especializados e os artistas (MCs, DJs, Dançarinos e Grafiteiros). Esse elo normalmente é uma assessoria de imprensa. Sabemos que a grande maioria dos grupos não está em condições de ter uma, mas isso pode ser feito recolhendo todos os contatos da mídia especializada. Basta enviar um email de pauta para todos sempre que houver uma nova informação, a informação será ou não publicada, de acordo com os critérios de cada veículo.

Acontecerão outros encontros como esse, ficou no ar a idéia de fazer um com a participação de artistas ou até mesmo um seminário sobre o assunto. Muito obrigado a todos que compareceram.

Anúncios